Preâmbulo

Este blogue pretende constituir um espaço de registo e divulgação dos trabalhos e actividades da comunidade escolar sobre acontecimentos, realizações, percursos e personalidades da Primeira República.

No 1º. centenário da implantação da República queremos juntar-nos às comemorações, estabelecendo um diálogo entre a Escola, o meio local e os eventos de carácter nacional.

Celebrar a República implica também um olhar sobre as raízes ideológicas do republicanismo e dos princípios e valores que orientaram o discurso e a acção de personalidades que marcaram os acontecimentos ou que, de alguma forma, se evidenciaram nos domínios cultural e artístico.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Stuart Carvalhais: o traço crítico da Primeira República

O ABCzinho, posto à venda em 1921, era uma revista infantil . "(...) mas ser artista é ter talento, possuir garra, ser condecorado.(...) Eu não, nunca pintei nada(...) faço bonecos para distrair a fome. (...) Artistas são os outros (...)"
in República, 13 de Dezembro de 1940, Stuart Carvalhais.
A vida boémia e marginal caricaturada por Stuart CarvalhaisCaricaturista, humorista, ilustrador, pintor e autor de banda desenhada, José Stuart Carvalhais (1887-1961), era bom observador e com o seu espírito crítico para com a sociedade, iniciou-se com a caricatura humorista e político, mas teve que se dedicar à sátira social devido às imposições da censura. Desenhava com um traço livre, rápido e sem regras, mas com verdade e rigor, revelando-se um modernista.
Joana Matias Celestino, 10º8

Nenhum comentário:

Postar um comentário