Preâmbulo

Este blogue pretende constituir um espaço de registo e divulgação dos trabalhos e actividades da comunidade escolar sobre acontecimentos, realizações, percursos e personalidades da Primeira República.

No 1º. centenário da implantação da República queremos juntar-nos às comemorações, estabelecendo um diálogo entre a Escola, o meio local e os eventos de carácter nacional.

Celebrar a República implica também um olhar sobre as raízes ideológicas do republicanismo e dos princípios e valores que orientaram o discurso e a acção de personalidades que marcaram os acontecimentos ou que, de alguma forma, se evidenciaram nos domínios cultural e artístico.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Sara Afonso: uma artista da Primeira República

homepage.oninet.pt/.../quemfoi/quemfoi.htm
www.mulheres-ps20.ipp.pt/recortes_de_pintura.htmPintora e ilustradora portuguesa, Sara Afonso (1889-1987), passou a infância no Minho.
Em 1924, depois de acabar os estudos na Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa, parte para Paris, onde expõe no Salon d'Automne. Mais tarde, trabalhou num ateliê de uma modista, onde fazia croquis de moda.
Quando regressou a Lisboa, torna-se a primeira mulher a frequentar o café A Brasileira, no Chiado, então exclusivamente reservado ao sexo masculino.
Participou no primeiro Salão de Artistas Independentes em 1930.
Aos 35 anos, casou com o pintor Almada Negreiros, conciliando a sua vida de mãe , esposa e pintora.
Em 1953 integrou a delegação portuguesa à Bienal de São Paulo.
Não deixou de pintar até quase ao fim dos seus dias.

Joana Matias Celestino, 10º8

Nenhum comentário:

Postar um comentário