Preâmbulo

Este blogue pretende constituir um espaço de registo e divulgação dos trabalhos e actividades da comunidade escolar sobre acontecimentos, realizações, percursos e personalidades da Primeira República.

No 1º. centenário da implantação da República queremos juntar-nos às comemorações, estabelecendo um diálogo entre a Escola, o meio local e os eventos de carácter nacional.

Celebrar a República implica também um olhar sobre as raízes ideológicas do republicanismo e dos princípios e valores que orientaram o discurso e a acção de personalidades que marcaram os acontecimentos ou que, de alguma forma, se evidenciaram nos domínios cultural e artístico.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Raízes do ideário republicano (2)

Os princípios e valores subjacentes à Filosofia das Luzes conduziram às Revoluções Liberais, mudaram regimes políticos, modernizaram as sociedades, laicizaram a cultura, valorizaram as ciências e difundiram a instrução e a educação.
Pelo número de obras escritas e publicadas em França e na Inglaterra, entre finais do século XVII e ao longo do século XVIII, verifica-se que a educação das mulheres foi também uma preocupação dos iluministas.
Condorcet, filósofo e matemático francês, foi o iluminista mais ousado, pois defendeu abertamente a educação feminina por uma questão de justiça e de equidade, sendo até precursor da coeducação

Nenhum comentário:

Postar um comentário